Previsão da Opressão

22:52 Unknown 0 Comments Category :

Assumimos recentemente que o Projeto Olhar é um blog sem nenhum tipo de rótulo, baseado em orientação sexual, raça, credo e classe social. Acreditamos na necessidade de visibilidade para as minorias oprimidas na luta por seus direitos e igualdade.
Nós estamos envolvidos desde uma manifestação com troca de fotos, até placas, encontros e qualquer coisa que possa ajudar e mostrar que as minorias existem.
Recentemente uma chuva de comentários maldosos fizeram parte de uma foto publicada pela página oficial do Jornal Nacional. Neles, vemos claramente a intolerância e ignorância de muitas pessoas que soltaram o verbo sem pensar nas consequências sobre a responsável por apresentar a previsão do tempo, Maria Júlia Coutinho, que é negra.


Não dizendo que isso seja uma novidade, afinal pessoas negras estão expostas diariamente ao racismo que ainda é apresenta na sociedade em que vivemos. É claro, que por ser uma pessoa pública, isso repercutiu e gerou sérias consequências para os autores das ofensas.
Precisamos enxergar e conscientizar o quão grave isso é na vida de uma pessoa. Afinal não são apenas palavras de ódio, ignorância e intolerância. Estamos falando e lidando com vidas e principalmente, com seres humanos. Seres esses que são marcados por grandes lutas em sua história.

Ultimamente a visibilidade tem ganhado espaço nas mídias, expondo ainda mais pessoas racistas e que até então não reproduziam discurso de ódio. Mas em contra partida pessoas defensoras e ativistas, como Stephanie Ribeiro, acadêmica, negra, e militante no movimento negro e de mulheres negras.


Fazendo uma busca mais precisa sobre o assunto, encontramos ótimos textos de sua autoria que mostra sua perspectiva acerca da luta contra o racismo e a desvalorização da pessoa negra.

"...É pela necessidade de evidenciar machismo e racismo que me interessei em entender a morte da mulher negra, afinal somos todas Cláudias: mais de sete meses da morte dessa mãe, mulher, trabalhadora, pobre, periférica e negra. E temos que lidar com a notícia que os policiais assassinos estão livres e trabalhando (1); para piorar, somos Haissas Vargas Motta (2), moça de 22 anos que segundo amigos foi baleada sem justificativa nenhuma pela polícia durante uma abordagem..."

Para quem quiser ler o texto completo, basta clicar aqui e conhecer o blog Blogueiras Negras, onde Stephanie escreve e deixa exposto o seu conhecimento sobre o assunto.

Pessoas como Stephanie, mesmo que virtualmente, ajudam e muito a conscientizar e ao menos tentar mudar o machismo, racismo e qualquer forma de opressão.

Eu Wellington, me orgulho de minha origem, de minha luta, e com o Projeto Olhar vamos dar voz e vez para os que já estão exaustos de tantas batalhas.

POSTAGENS RELACIONADAS

0 comentários